terça-feira, 27 de outubro de 2009

3º Encontro do Clube da Leitura: o que aconteceu

No dia 21 de outubro, o grupo de professoras e bibliotecárias do "Clube da Leitura" tiveram o privilégio de receber a visita da escritora Yeda de Castro Bräscher Goulart.

A palestra dela, além de trazer novos conhecimentos e tornar visível à Secretaria as conjunturas que envolvem a produção literária catarinense no momento atual, funcionou como uma "injeção de ânimo" para as pessoas presentes e que estão envolvidas com a Literatura Infantil e Juvenil Catarinense.

Em seu discurso, a autora de "Aventuras na Ilha da Magia", "Aventuras na Serra", "Coleção Ursinhos Companheiros", além da antologia "Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina", entre outras obras, falou sobre a necessidade de se cultivar uma cultura de valorização da literatura regional catarinense, a exemplo do que acontece em outras regiões do Brasil. Ela citou como exemplo o orgulho que a população gaúcha, nordestina e paulista demonstram ter dos escritores conterrâneos.

Também trouxe à tona a questão da necessidade de haver um melhor investimento das políticas públicas locais na promoção da leitura de obras de autores catarinenses.

Além dessa valiosa contribuição, a escritora e professora ainda nos honrou com sua participação na dinâmica proposta e nas discussões do grupo.

Em síntese, nossa "conversa" com ela foi agradável e bastante produtiva, no sentido de orientação, alargamento de horizontes e troca de experiências.

Agradecemos à escritora Yeda Goulart por esse feliz encontro.