quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ELOÍ BOCHECHO VISITA A EBM BATISTA PEREIRA

A escritora Eloí Elisabete Bocheco visitou alunos e alunas da Escola Básica Batista Pereira no dia 27 de setembro de 2010. Foi um encontro memorável. Ao chegar à escola foi gentilmente recebida pelo diretor Miguel. Em seguida, a supervisora Raquel encaminhou a escritora à biblioteca da unidade, onde encontraram as crianças aconchegadas ao redor da professora Anelise, enquanto esta fazia uma leitura encantada . Eloí foi sabatinada pelos(as) alunos(as) das professoras Anelise, Sandra e Tânia. As crianças da turma 13 presentearam a escritora com um belíssimo baú, feito com todo o carinho pela professora Anelise e pela auxiliar de aluno com necessidades educacionais especiais. Dentro do baú, as produções que fizeram, ao longo do trabalho de leitura, da obra "O pacote que tava no pote". As turmas 33 e 34 homenagearam Eloí com caixas construídas com muita criatividade e releituras da obra "Gaitinha tocou, bicharada dançou", apresentadas por três alunas Além de ficar emocionada e responder a todas as perguntas com toda a delicadeza que lhe é peculiar, a professora-escritora registrou o encontro em seu blog http://wwwsaladeferramentas.blogspot.com/ (Imperdível). Ficamos todos muito agradecidos a autora de "Beatriz em trânsito", "Pomar de brinquedo", "Batata cozida, mingau de cará", entre outras obras, por contribuir de forma tão significativa para a promoção da leitura, em especial, para a história de leitura de cada um dos presentes.
Também estiveram presentes a essa experiência encantadora Arlete , Rosemar e as auxiliares dos alunos com necessidades educacionais especiais Albertina Olga , Joana e Jucélia . A professora Zeneide também esteve presente durante alguns momentos.
PARABÉNS às participantes do Clube da Leitura pelo trabalho produtivo, incentivador e de alta qualidade que realizam. PARABÉNS também à supervisora Raquel que acompanhou e mediou os trabalhos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

YEDDA GOULART NA EBM DONÍCIA MARIA DA COSTA


No dia 23 de setembro de 2010, a escritora Yedda Goulart fez uma visita à Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa. Foi uma tarde muito agradável, com a intensa participação das crianças das turmas 32 e 33. No início, a professora Maricéia, da EJA, prendeu a atenção de todos com a história da Maria sem sombra. Diante da escritora, as crianças tiveram a oportunidade de exporem a ela suas dúvidas e curiosidades sobre a obra que haviam lido, "Aventuras na Ilha da Magia",com a mediação das professoras Gecilda e Salmira e da bibliotecária Valice. Queriam saber, por exemplo, o que era o Gigantinho, que aparece na obra. Elas imaginavam se tratar de um personagem ou do nome de um lugar, mas a autora explicou que era a figura de um homem deitado que se forma entre dois morros na região sul da Ilha. Outra curiosidade era sobre a trajetória da escritora, quando começou a escrever, quantos livros escreveu e se tem algum para ser lançado. Ela, sempre de forma carinhosa, contou-lhes que começou a escrever depois de se aposentar como professora, tem dez livros editados e um está na editora para ser orçado. Além de participantes do Clube da Leitura, prestigiaram esse momento a Arlete, a Rosemar, as auxiliares dos alunos com necessidades educacionais especiais Albertina Olga, Joana e Jucélia. A professora Zeneide também esteve presente durante alguns momentos. E assim, em uma conversa tranquila e agradável, a representante da AEILIJ em Santa Catarina, foi desvendando os "mistérios" de sua obra e até algumas curiosidades sobre sua vida. Agradecemos a ela por nos proporcionar essa oportunidade de conhecermos um pouco mais de perto os caminhos da produção literária e de reconhecermos a influência da história de leitura de cada um na sua própria formação como cidadão. Após uma série de perguntas, Yedda foi convidada para um Café Literário, preparado com todo carinho pelos anfitriões, inclusive pela diretora Ivanisse. Parabéns a toda a equipe da unidade pela brilhante mediação nesse processo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENCONTROS COM ESCRITORES - 2010


Neste ano de 2010, os encontros com escritores catarinenses começaram em julho, ,com a oficina da Juliana Dalla, continuaram em agosto, com a visita de Marta Martins. O mês de setembro fechará com três encontros, dois com Yedda Goulart e um com Eloí Bocheco. Temos mais dez encontros já agendados e outros dois em agendamento.
Como acontece antes de cada evento, participantes do Clube da Leitura estão agora lendo e promovendo atividades de leitura com obras de escritores, como Alcides Buss, Yedda Goulart, Eloí Elisabete Bocheco, Marta Martins, Eliane Debus, Telma Piacentini, Murício Graipel, Adão Karaí Antunes e Dennis Radünz, como organizador das artes de Dona Maria Celeste Neves.
Cada encontro é único, podendo se traduzir em oficina, homenagem, entrevista ou em uma boa conversa. A semelhança mais evidente entre eles parece ser a emoção e o encantamento que envolve os(as) participantes de cada encontro.

Nas próximas postagens, continuaremos registrando esses momentos únicos e intensos, voltados para a promoção da leitura.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CURSO DE CONTADORES DE HISTÓRIA


CURSO DE CONTADORES DE HISTÓRIA

Desde o mês de agosto, integrantes do CLUBE DA LEITURA e Convidados, estiveram participando do CURSO DE CONTADORES DE HISTÓRIA – NÍVEL BÁSICO, promovido pelo SESC, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
O objetivo do curso foi de disseminar o hábito da leitura, desenvolver a criatividade e a inovação através de histórias e estimular a atenção e a concentração. As aulas aconteceram do dia 20 de agosto até 18 de setembro, compostas em cinco módulos de 12 horas, divididos em 10 encontros, às sextas-feiras, à noite, e aos sábados. Foram encontros de pura magia e aprendizado.
No último final de semana, nos dias 17 e 18 de setembro, aconteceu o encerramento do curso com a apresentação de cada participante. A contação de história ocorreu em vários lugares: Turmas de vestibulando, E.J.A. e ensino médio do SESC, durante a sexta-feira, à noite. No sábado, as apresentações aconteceram no abrigo de menor LAR SÃO VICENTE DE PAULO (localizado na Hercílio Luz), E.B. Dilma Lúcia dos Santos (Armação do Pântano do Sul - Projeto Escola Aberta) e no Asilo São Francisco de Assis (Ribeirão da Ilha). As apresentações emocionaram o público presente, e em cada lugar um fato diferente aconteceu.
Agora que o curso chegou ao fim, retornamos às escolas com novas técnicas e aprendizados, para que assim possamos estimular cada vez mais, o gosto de nossas crianças pela leitura.
Agradecemos ao Clube de Leitura, e principalmente a Secretaria Municipal da Educação, por oportunizar tamanho aprendizado.

Professora Ana Lucia Tamutis Pereira
Coordenadora da Biblioteca Comunitária da E.D. e N.E.I. Costa da Lagoa