segunda-feira, 9 de abril de 2012

Primeiro encontro de formação de 2012

No dia 28 de março foi realizado o primeiro encontro de formação com o grupo de profissionais inscritos no projeto Clube da leitura: a gente catarinense em foco. São dez Unidades Educativas e 26 profissionais envolvidos diretamente, entre eles, bibliotecários, professores de anos iniciais, professores de Educação de jovens e adultos, professores de português, de ciências, auxiliares de ensino, diretora e supervisora. 

As Unidades Educativas que participam em 2012 são: EDM Costa da Lagoa, EDM João Francisco Garcez, EBM Anísio Teixeira, EBM Batista Pereira, EBM Dilma Lúcia dos Santos, EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, EBM Mâncio Costa, EBM Maria Conceição Nunes, EBM Osmar Cunha e EJA Centro. 

O encontro foi aberto pela professora Heliete Schutz Millack, coordenadora do projeto, que fez a apresentação das linhas gerais do projeto relatando brevemente desde sua criação em 2009 até as características atuais. 



Vale destacar que o projeto tem os seguintes objetivos: Promover o acesso à produção literária infantil e juvenil de Santa Catarina; Formar leitores e mediadores de leitura; Incentivar o desenvolvimento dos hábitos de: freqüentar a biblioteca; da leitura como prazer e como fonte de informação e conhecimento; e da reflexão a partir das “leituras”; Oportunizar a realização de um trabalho diferenciado de leitura e produção textual em ambiente extra-classe escolar; Oferecer aos professores do Ensino Fundamental uma proposta de trabalho em conjunto com os bibliotecários de sua unidade educativa e integrado com a Biblioteca Central; Dar suporte a professores e bibliotecários no sentido de ampliar os trabalhos de leitura que já vêm sendo  realizados em suas unidades educativas.

Na continuidade da reunião cada participante se apresentou falando de suas expectativas com relação ao projeto. Alguns contaram suas experiências anteriores com mediação de leitura. Ficou nítida a empolgação e o comprometimento dos profissionais que constituem o grupo de 2012, a exemplo do que também ocorreu nos anos anteriores.

A seguir, a professora Rosane Maria Kreuch apresentou o planejamento anual do projeto, agenda e pré-pauta dos encontros. Um dos pontos destacados foi a necessidade de comprometimento, por parte de cada participante, em ser um mediador na sua Unidade Educativa. Articular as datas das visitas dos escritores ao calendário escolar, levar e devolver as obras emprestadas durante o ano letivo, são algumas das atribuições do mediador.

Após o intervalo, a professora Dra Eliane Debus,  enriqueceu o encontro falando sobre a Formação do gosto estético e sensibilização para a leitura e pela leitura.



Os próximos encontros ocorrerão nos dias 28 de março, 26 de abril, 09 de maio, 23 de maio, 06 de junho, 20 de junho e 11 de julho. O horário será sempre das 18 h às 22 h, no CEC (Centro de Formação Continuada, Rua Ferreira Lima, 82, Centro - Florianópolis)