Objetivos

OBJETIVO GERAL

Formar leitores e mediadores de leitura, a partir da criação de clubes, ou melhor, pontos de compartilhamento de experiências de leitura, como forma de incentivar o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler, ampliar a história de leitura e promover o acesso ao “mundo” da leitura e à produção literária infantil e juvenil de Santa Catarina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Propiciar o desenvolvimento das competências de ler, escrever e refletir sobre o mundo em que se vive, levando em consideração a linguagem literária como forma de interação humana, com vistas à formação para o pleno exercício da cidadania.
- Incentivar o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler, da leitura como prazer e como fonte de informação e conhecimento; do hábito de freqüentar a biblioteca; e da reflexão a partir das “leituras”.
- Dar acesso à produção literária infantil e juvenil catarinense e favorecer o conhecimento de obras e de autores que publicam literatura de qualidade em Santa Catarina.
- Promover encontros entre escritores(as), poetas e poetisas regionais e os(as) participantes do “clube”.
- Oferecer formação acerca da Literatura Infantil e Juvenil Catarinense a professores(as) e bibliotecários(as) da SME.
- Oportunizar a realização de um trabalho diferenciado de leitura e produção textual em ambiente externo à sala de aula.
- Favorecer a elevação da auto-estima de crianças e adolescentes matriculados em unidades educativas pertencentes à SME, para que compreendam melhor o espaço em que vivem e atuem nele de forma plena, como cidadãos críticos e participativos.
- Oferecer aos(às) professores(as) do Ensino Fundamental (Regular, TOPAS e EJA) uma proposta de trabalho em conjunto com a biblioteca de sua unidade educativa e integrado com a Biblioteca Central.