Metodologia

A metodologia adotada comporta cinco etapas de trabalho. Tudo começa com a investigação e composição do acervo, paralelamente aos primeiros contatos com escritores(as), passa pela etapa de adesões, seguida por um período de formação dos(as) profissionais inscritos(as).
Nesse ínterim, dá-se a escolha da obra pelos(as) participantes. Depois, cada professor(a) ou bibliotecário(a) participante realiza, com seus(as) alunos(as) atividades relacionadas à obra escolhida, a partir da leitura dela. Enquanto isso, os(as) autores(as) são consultados(as) sobre a disponibilidade de agenda para um encontro com as crianças na escola, e estas sobre as curiosidades que têm sobre obra e autor(a).
Em seguida, o(a) escritor(a) visita a escola. Cada encontro é único, ou seja, alguns se traduzem em uma entrevista, outros em homenagem, outros ainda em conversas e até oficinas. Tudo depende do grupo e do perfil do(a) escritor(a).
Por fim, há um encontro final entre participantes, com o propósito de avaliar o projeto e socializar as experiências.
Em 2011, o projeto ganhou um reforço. A professora doutora Eliane Debus, da UFSC, está contribuindo significativamente para a formação dos profissionais, por intermédio do projeto de Extensão Universitária A produção literária para crianças e jovens em SC: dialogando com o projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco.