terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A HOMENAGEM AO ESCRITOR NILSON MELLO



No encontro de encerramento das atividades deste ano, no dia 11 de dezembro, o grupo de participantes do "Clube da Leitura" promoveu uma homenagem ao escritor e teatrólogo catarinense Nilson Mello.
Ele é um ícone da literatura infantil catarinense, um exemplo de dedicação e humildade. Um homem que enfrentou dificuldades para estudar durante a infância e a juventude e, ao longo de sua vida, dedicou-se a oferecer oportunidades de leitura para um número infinito de crianças, especialmente àquelas que não podiam pagar. Editou seus próprios livros e doou mais de 8.000 exemplares.
Hoje com quase 82 anos já não vai mais pessoalmente às escolas levar alegria e um pouco de sonho às crianças. Seus livros continuam e continuarão fazendo isso por ele.
A ideia de homenageá-lo partiu de uma das integrantes do projeto, a Hilda. É claro que uma ideia tão boa assim foi prontamente aprovada pelas demais.
E para demonstrarmos toda a nossa gratidão a esse generoso escritor, o grupo chamou um reforço: a escritora e contista Inês Carmelita Lohn.
Ela rapidamente elaborou um belo texto, resumindo a história da vida e da obra desse escritor catarinense que completará 82 anos em 26 de dezembro deste ano.
Sabe aqueles textos que só uma escritora poderia ter feito, porque brinca com as palavras de forma a despertar emoções e provocar risos ao mesmo tempo? Esse é o texto da Inês, o qual ela intitulou de " O menino arteiro, o Homem artista" e que termina assim:
"Leva a vida leve como um pássaro. Voa em busca de suas conquistas literárias. Se não encontra um lugar para se abrigar, recomeça seu voo em um novo rumo, porque acredita que, lá na frente, um dia, terá um lugar onde poderá pousar para saborear o gosto das suas letras em forma de histórias."
Veja o texto na íntegra, acessando o item textos do blog:

Mas a homenagem não parou por aí. O grupo do "clube da leitura" também preparou um vídeo com mais informações sobre o escritor Nilson Mello. Aí está ele:

4 comentários:

  1. uhuuu. esse e meu tioooo...parabéns

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como faço para comprar os livros do Nilson Mello. Ainda existem para vender?! Grata, Seilane Chenk Polastro

    ResponderExcluir
  3. Olá, Seilane.
    Até pouco tempo, os livros do escritor Nilson Mello eram vendidos por ele mesmo. Atualmente perdi o contato dele.
    Talvez você encontre alguns títulos em sebos.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  4. Por favor, façam uma página na Wikipedia sobre ele, contando sua história e tragetória. Quando criança tive 3 exemplares escritos por ele.

    ResponderExcluir