quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MAURÍCIO GRAIPEL realiza palestra na EBM OSMAR CUNHA



O escritor catarinense Maurício Graipel passou o dia 21 de outubro de 2010 realizando palestras para crianças e adolescentes do 4º ano e da 5ª série da EBM Osmar Cunha. Professor Maurício, como as pessoas presentes referiram-se a ele, é autor da obra Saru: o guerreiro da floresta. Biólogo de profissão, Maurício deu uma aula sobre os animais que ocorrem em Florianópolis, especialmente os ameaçados de extinsão e sobre os marsupiais. Ele foi recebido pela bibliotecária Lidyani que participa do Clube da Leitura e faz a articulação entre a coordenação do projeto e professores da escola. Motivadas por ela, professoras de sete turmas promoveram, inclusive interdisciplinarmente, diversas atividades de leitura, de arte e de conscientização ambiental com seus alunos(as). Como não poderia deixar de ser, os resultados evidenciam o grande envolvimento de todos e, o que é mais importante, a alegria e o interesse das crianças por esse trabalho. Foi possível perceber isso pela participação deles no encontro com Maurício. Fizeram a ele perguntas sobre os animais, tinham muitas curiosidades e dúvidas a esse respeito. Mais que isso, entrevistaram o escritor, fazendo a ele perguntas sobre a obra, como por exemplo, o que o motivou a escrever, se ele sempre se interessou por leitura, como escolheu o título e muitas outras sempre muito interessantes. O biólogo-escritor, sempre de maneira clara, contou aos presentes que escreveu o livro em uma noite, após um passeio com o filho, o qual lhe havia feito muitas perguntas sobre os animais. Ao começar a escrever, pretendia fazer um artigo, mas a história foi tomando corpo e, em seu envolvimento, só parou de escrever, quando havia uma história de 33 páginas pronta. Percebendo que o texto era muito longo para um artigo, procurou a editora Cuca Fresca, a qual editou e publicou a obra, que aliás teve algumas partes encenadas pelos adolescentes das turmas 54, 55, 56 e 57. As apresentações emocionaram o escritor, que fez vários elogios tanto aos "atores" e "atrizes", como às professoras Eliane, Kátia, Lidiany, Salete e Valquíria e ao professor Sandro. Também estiveram presentes a mãe dos alunos Pietro e Ícaro, Rosely, e a mãe da Vitória, a professora Fátima, que atua como auxiliar da biblioteca da unidade. Na hora dos autógrafos, algumas crianças levaram o seu próprio livro para o autor autografar. Maurício presenteou a biblioteca com dois exemplares de As onças da minha família, um paradidático, produzido a partir de um projeto que ele coordena em Itajaí-SC. Ele também recebeu, das mãos de Lidyani, um porta-lápis, transformável em porta-retratos, com a foto de um gambá que apareceu na escola durante os trabalhos com Saru.

Parabéns a toda a equipe e aos alunos e às alunas que se envolveram de forma tão contagiante com o trabalho desenvolvido a partir dessa obra. É inevitável acreditar que aquele dia, aqueles momentos estão registrados na memória de todas as pessoas que participaram do encontro. Agradecemos ao biólogo, professor e escritor Maurício Graipel, por nos proporcionar essa experiência significativa, prazerosa e motivadora.

Um comentário:

  1. Nossa, que espaço lindo e que trabalho emocionante...meu olho se encheu de lágrimas! O quanto podemos realizar por meio do amor e das palavras não é?!
    Parabéns a todos pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir