segunda-feira, 29 de agosto de 2011

3° Encontro de formação

Depois de tantos encontros de formação já realizados ao longo da existência do projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, este é o primeiro que realizamos sem a presença entusiasmada da coordenadora Heliete S. Millack. A Heliete, que está em licença-saúde, recupera-se bem da cirurgia no ombro realizada no início do mês de agosto.




O encontro começou com uma pequena e interessante palestra da professora doutora Eliane Debus intitulada Ler e viver a literatura. Após o intervalo, a professora Eliane trouxe à discussão o tema: O professor mediador, ressaltando as diferenças entre a Literatura infantil e o livro infantil. Neste momento, mostrou e fez circular entre os participantes vários títulos, contextualizando a importância de cada uma. Em sua fala, além de enfatizar a importância e as funções da literatura infantil, a autora ressaltou que "a educação literária decorre da necessidade de formar a criança como leitora literária, de promover uma formação para que a criança aprecie a Literatura, para que saiba interpretar, valorizar e ativar os seus intertextos, contribuindo para o desenvolvimento da sua competência literária".











No período vespertino, apresentamos e discutimos a tabela de agendamento de visita dos escritores às escolas. As participantes inseriram as datas faltantes e validaram o cronograma.


A seguir, algumas participantes do Clube falaram a respeito de suas atividades realizadas na escola até o momento.


A Ana, da EDM Costa da Lagoa, trouxe um pequeno vídeo mostrando as crianças em plena elaboração dos contos fantásticos de Franklin Cascaes. A escola vai receber a visita do Peninha, estudioso das obras de Franklin e de Telma Piacentini, escritora da obra: Brincadeiras Infantis na Ilha de SC.



No final da socialização e início do café, tivemos a surpresa da visita da Heliete. Como é muito dedicada ao projeto, ela não conseguiu ficar distante neste momento importante para o grupo. Suas ideias firmadas na experiência de desenvolver o projeto há tanto tempo são sempre fundamentais.










Com a professora Simone Cintra, tivemos os últimos momentos do dia de formação. Foram quase duas horas de atividades que movimentaram o corpo e a imaginação.










Para confirmar a qualidade da animação das participantes, assista o vídeo a seguir.


video

A próxima etapa do Clube da Leitura neste ano será a realização dos encontros com os escritores na Unidades Educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário