sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MARTA MARTINS VISITA ALUNOS DA EBM OSMAR CUNHA

A escritora Marta Martins fez sua última visita deste ano a uma unidade educativa da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Foi no dia 04 de novembro de 2011, na EBM Osmar Cunha.

Logo que chegou à Biblioteca Monteiro Lobato, a escritora observou uma mensagem na entrada, à qual ela fez referência aos alunos mais tarde. Trata-se de uma citação de Rubem Alves, que diz o seguinte: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas asas fazem voar".

E assim, com essa boa recepção, Marta entrou na sala de leitura da biblioteca Monteiro Lobato. As crianças da turma 12 logo chegaram com a professora Dorotéia. Elas perceberam a presença da escritora e espontaneamente interagiram com ela:

“_ Gostei do livro. É fiz trabalhinho com massinhas. Eu fiz o Rafael.”

“_ Ele levou o livro que ela (a bibliotecária) leu.”

“_ Sabia que eu fiz uma vez um desenho seu de cabelos curtos.?”

Marta então os deixou mais à vontade ainda, com um “Boa Tarde” cantado.

Em seguida, a bibliotecária Lidyani apresentou a escritora aos presentes e abriu o espaço para perguntas.

“_ Toda a história é feita com massinha?”

“_ Você tem vontade de fazer um filminho com Maricota e Cocota?

A professora Dorotéia contou à convidada que “as crianças fizeram um bilhete para sugerir um novo tema para ela escrever”. Disse que “elas aceitaram muito bem a proposta, até porque a ilustração deste livro é ótima e a história é muito boa”. Ela também contou como foi o trabalho a partir da obra Maricota e Cocota: “Foi um processo, não fizemos tudo de uma só vez. Foi feito trabalho de interpretação e eles criaram novos personagens. Eu deixei por último o trabalho com as massinhas. Também gostei muito, pois no meu tempo de escola, nunca tive a oportunidade de conhecer uma escritora. Você não sabe o quanto isso é importante para eles (alunos), porque têm a ideia de que o escritor já morreu.”

As crianças foram chamadas uma a uma pela Lidyani, para mostrarem o trabalho e pegar autógrafo.

Para fechar o encontro com a turma 12, Marta fez uma roda e cantou com eles: “_Gosto das pessoas, gosto de brincar....”.

Mas a convidada tinha mais admiradores na unidade e assim que a turma 12 saiu, entraram as crianças das turmas 22 e 23, das professoras Maria Solange e Cristiany, respectivamente, juntamente com a auxiliar Josi, que acompanha o aluno com deficiência Bruno.

Os trabalhos dos alunos, feitos a partir da obra Brincar de Verdade, estavam expostos na sala de leitura, onde acontecia o encontro. Marta elogiou essa atividade e comentou que as crianças também estiveram com ela no ano passado, quando leram Maricota e Cocota.

Em seguida, deu seu “Boa Tarde”, falou um pouquinho sobre ela, e logo começaram as questões:

“_ É você mesma quem canta as músicas do livro?”

“_ É difícil fazer um livro?”

“_ Demorou muito para fazer o livro?”

“_ Você se divertiu fazendo o livro?”

“_ Meu pai pediu pra ler o livro e depois eu fazer um resumo”

“_ Meu pai sabe inventar histórias”.

“_ Você tem este livro em brille?”

“_ Você teve que pesquisar muito?”

Marta confessou às crianças que , para escrever um livro, primeiro põe-se a ideia no papel, mas até ficar pronto leva um tempo, porque depois é preciso combinar as palavras, pesquisar, organizar e mandar para um revisor. Ela também revelou que a ideia desse livro já estava na sua cabeça. Em um dia, entrou em sua casa, sentou e começou a escrever sem parar. Depois leu e releu várias vezes o rascunho e foi fazendo as alterações necessárias. A sujestão de cantar os poemas foi de uma professora.

A professora Cristiany comentou que “foi muito tranqüilo ler esse livro com eles. Nós fizemos as brincadeiras dos poemas, o livro didático também traz este tema; então a obra complementou o trabalho”.

A professora Maria Solange lembrou que as crianças “ficaram muito felizes de fazer a pipa. Muitos ficaram eufóricos, aí eu os deixei levá-la para casa”.

Finalizando a conversa, Marta propôs que fizessem uma roda, para cantar o poema “Roda Pião” e brincarem.

Parabéns às professoras que realizaram esse criativo e motivador trabalho com seus alunos e alunas das turmas 12, 22 e 23, e também para a articuladora do projeto na unidade, a bibliotecária Lidyani.

Mais uma vez, agradecemos a parceria frutífera da escritora e editora Marta Martins com o projeto.

Um comentário:

  1. Nossa, que trabalho bonito! Fico muito emocionada sempre que leio o blog!
    Beijo a todos e PARABÉNS!

    ResponderExcluir