terça-feira, 8 de maio de 2012

2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO

O grupo de participantes do Clube da Leitura em 2012 está se consolidando e se fortalecendo a cada Encontro de Formação. 

No dia 26 de abril, aconteceu o segundo dos sete encontros  previstos no nosso planejamento deste ano. 

Após os primeiros informes e as boas-vindas aos presentes, a professora Heliete, coordenadora do projeto,         repassou a pauta do dia ao grupo.

 A 1ª Parte foi de formação literária mais teórica, ministrada pela consultora do projeto, a Profª Drª Eliane Debus. A pesquisadora e formadora de educadores da UFSC trouxe uma grande contribuição ao grupo, fazendo um Panorama da Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina.














Todas as pessoas presentes puderam conhecer a trajetória da produção literária infantil e juvenil no Estado, resultado de anos e anos de pesquisa da consultora. 
Assim as participantes do Clube tiveram um oportunidade única de acesso a tais informações.




Após uma conversa ao pé da mesa de café com biscoito, o grupo voltou à sala onde a Formação continuou.

A 2ª Parte foi um momento para apresentação do acervo, manuseio das obras, escolha de títulos e também de troca de experiências leitoras.

A professora Heliete procedeu à apresentação do acervo disponível em kits.
A atividade teve o objetivo de funcionar como um guia de leitura para as articuladoras do Clube, informando-lhes alguns dos aspectos e dados essenciais de cada título e autor, despertando-lhes o interesse pelas obras.

Munidas desse aparato de pré-leitura, todas as pessoas presentes puderam manusear os livros, trocar opiniões sobre eles e fazer escolhas junto aos seus pares. 

A partir daí, emprestaram as obras que mais lhe chamaram a atenção, para análise das possibilidades de atendimento a seus públicos.




Também com o propósito de auxiliar as participantes na escolha das obras e dos autores, a professora Rosane, preparou um Power Point, contendo mais informações importantes, tais como:
- imagem da capa
- número de exemplares disponíveis no acervo
- links em que aparecem trabalhos com essas obras, realizados em outras edições do projeto.

O referido material foi encaminhado, posteriormente, via e-mail a todas as participantes desta edição do Clube, já que sua autora esteve impossibilitada de comparecer à Formação neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário