quinta-feira, 18 de junho de 2015

ESCOLA  BÁSICA MUNICIPAL BEATRIZ DE SOUZA BRITO


CLUBE DA LEITURA LEVA A ESCRITORA MARTA MARTINS À EBM BEATRIZ DE SOUZA BRITO









Nesta segunda feira (10/11), tivemos um encontro com a autora Marta Martins na Escola Básica Beatriz de Souza Brito. Os alunos do 1º ano ( turma 11 e 12) da professora Camila, com ajuda da bibliotecária Fernanda, elaboraram um ótimo trabalho de pesquisa, após lerem o livro “BRINCAR DE VERDADE”.




O ESCRITOR DO LIVRO "SARU: O GUERREIRO DA FLORESTA", MAURÍCIO GRAIPEL, COMPARECEU NO DIA 03/12 NA ESCOLA BEATRIZ DE SOUZA BRITO





O presente trabalho faz parte de um projeto de leitura e de escrita Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, que aconteceu com as turmas dos 6ºs anos (turmas 61 e 62) que deu origem a um outro Projeto criado na Escola intitulado “Autor na Escola” na EBM Beatriz de Souza Brito e foi realizado de maneira interdisciplinar, objetivando o ensino de leitura e de escrita que é compromisso de todas as áreas. As disciplinas envolvidas mais diretamente foram: Língua Portuguesa, Ciências, Artes, Inglês e Matemática. Os espaços Biblioteca e Sala Informatizada também foram utilizados e seus coordenadores também participaram do Projeto. Entre os vários objetivos que se pretendia estão: promoção da leitura; o incentivo ao hábito de ler; valorização e utilização da linguagem oral e escrita – através da utilização de variados recursos e suportes – para que os estudantes possam posicionar-se criticamente diante das leituras realizadas; aprender os conceitos específicos das disciplinas, compreendê-los de forma aplicada e saber reconhecê-los em uma leitura ou em situações do cotidiano; vivenciar a história lida no livro; aproximar leitor e autor; desenvolver a percepção de como as disciplinas estão relacionadas entre si e utilizar o computador e aliar as ferramentas digitais para um melhor aproveitamento no processo de ensino e de aprendizagem.



Profissionais envolvidos:
Bárbara Trelha (Artes-Música)
Elizângela Pereira (Professora de Inglês)
Fabiana Blasius (Professora de Matemática)
Fernanda Cláudia Lückmann da Silva (Bibliotecária)
Lidiane Ângela Scariot (Professora de Ciências)
Regiane Aparecida do Amaral (Professora da Sala Informatizada)
Rita de Cássia Peres (Professora de Português) e
Roque Vitório Pereira (Professor Auxiliar de Biblioteca)






Clube da Leitura promove encontro entre alunos e escritor

Rubens da Cunha, autor de “Crônica de Gato”, visitou a

 escola Beatriz de Souza Brito


O escritor Rubens da Cunha, em uma ação do Clube da Leitura, da Secretaria de Educação de Florianópolis, visitou a Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, no Pantanal. O autor conversou sobre sua obra e sobre a importância da leitura.


A turma do quarto ano já havia lido “Crônica de Gato”, de autoria de Rubens, e pôde debater o livro com ele. Escrito em primeira pessoa, a trama tem início quando o narrador da história ganha um gato. O felino escolhe a estante do dono como lar e passa a ser seu companheiro de leitura.
Rubens da Cunha nasceu em 1971 em Joinville, onde mora até hoje.. É formado em Letras pela Universidade da Região de Joinville, e possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É autor dos livros de poemas “Campo Avesso”, “Casa de Paragens” e “Vertebrais”. “Crônica de Gato” é seu primeiro título voltado para o público infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário