quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Autor de Crônica de Gatos visita a EBM Adotiva Liberato Valentim

O escritor Rubens da Cunha visitou duas turmas de Educação Integral na EBM Adotiva Liberato Valentim. A visita faz parte das atividades do Projeto Clube da leitura: a gente catarinense em foco. Estavam presentes também no encontro a bibliotecária Adriana, articuladora do projeto na unidade, a auxiliar de biblioteca Rosa, a professora Gabriela, a mãe de um aluno e Rosane, representando o Clube da Leitura.
As crianças recepcionaram o autor de Crônicas de Gato com uma criativa maquete, representando a biografia dele. Com imagens tridimensionais, a maquete retrata desde a infância de Rubens no interior da cidade de Joinville até sua mudança para Florianópolis. Além disso, as crianças, que, com a mediação da professora Gabriela e da bibliotecária Adriana, pesquisaram sobre a vida de Rubens, fizeram questão de salientar um dos sonhos dele ainda não realizado: tornar-se músico.



















Todas tinham muitas perguntas para fazer a ele. Queriam saber tudo sobre a infância dele: é verdade que você tomava banho no rio? Qual era o nome do rio? Qual o nome dos seus pais? Que cor era a sua casa no interior? Você gosta de gatos? É verdade que o gato do livro morreu?
Rubens tratou todas as perguntas com uma generosidade ímpar. As crianças sentiram-se muito próximas do escritor e não pouparam demonstrações de admiração e carinho.











O escritor também atendeu ao pedido da turma e autografou as dobraduras de gato que os alunos haviam produzido. No clima de proximidade que permeou a visita, as crianças rodearam o autor. Alguns alunos quiseram autógrafos na mão e, é claro, o autor que defendeu as artes e estripulias infantis durante todo o encontro, concordou imediatamente.





















Para completar a festa, Rubens sorteou dois exemplares da obra para os presentes e doou outro exemplar para a biblioteca da escola.











A bibliotecária Adriana convidou o autor para fazer uma leitura da história para as crianças e foi prontamente atendida.










As duas turmas presentearam o escritor com uma foto para que ele não esquecesse deste dia tão importante.











Agradecemos imensamente a participação do escritor Rubens da Cunha no projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do escritor poderá visitar o seu blog ou seu twitter.

2 comentários:

  1. Vou levar pra sempre esse dia na memória. O quadro do Yago já está na parede. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Nós da EBM Adotiva agradecemos imensamente por podermos participar desse projeto e agradecemos imensamente a generosidade do autor por momentos que ficarão em nossas lembranças por muito tempo!

    Adriana/Bibliotecária.

    ResponderExcluir