Quatro resistentes e entusiasmados articuladores do Clube da Leitura, juntamente com a coordenadora Heliete, a nova integrante da coordenação, Christine, e a colega Andréa, promoveram uma enriquecedora discussão acerca da relação Leitura, Biblioteca Escolar, bibliotecário e Educação, a partir de uma provocação da convidada.
Para abrir sua oficina, muito delicadamente, Ketlen presenteou-nos com a leitura do emocionante conto Como Nasceram as Histórias, da obra Volta ao mundo dos contos: nas asas de um pássaro, de Catherine Gendrin e Laurent Corvaisier, editora S&M.
A provocação de Ketlen foi a seguinte: _ Como foi tua experiência de biblioteca escolar quando criança, a de agora e qual seu ideal de biblioteca?
A partir daí, os presentes fizeram seus relatos, revelando uma porção da realidade da biblioteca pública escolar nos moldes que a encontramos hoje.
Foi um momento muito rico de trocas e reflexões importantes para a formação do mediador de leitura. Momento este fechado pela abordagem da Ketlen em torno do papel deste profissional no contexto escolar.
Ela comentou que, se entre os países da América Latina, o Chile, que é modelo, a Argentina, a Colômbia e o Uruguai estão muito à frente do Brasil em relação à Educação frente à leitura, é porque nesses países se trabalha todo um processo de ler, imaginar e escrever. O que não acontece aqui, onde saímos da Escola sem saber "escrever".
Nenhum comentário:
Postar um comentário