terça-feira, 26 de junho de 2012

6º Encontro de Formação




Uma presença especial marcou o penúltimo encontro de Formação do Clube da Leitura deste ano. O escritor e poeta e Rubens da Cunha contemplou o grupo de participantes com uma agradável conversa sobre sua vida, sua obra e Literatura.


Após as apresentações, a professora Heliete iniciou a sabatina ao escritor, falando um pouco sobre a biografia dele, como mote para que Rubens falasse ao grupo um pouco da história de leitura dele.

Apesar da timidez aparente do convidado, ele contou-nos que sua primeira infância foi longe da televisão, pois não havia energia elétrica onde morava. Também falou que foi alfabetizado em escola isolada, multisseriada, e a professora era a sua mãe. Seu primeiro contato com a leitura foi logo que aprendeu as primeiras letras. A escola recebeu livros de literatura, vindos de um projeto do Governo Federal, chamado Ciranda dos Livros, e "aí eu comecei a ler", disse o escritor.

Em seguida, a coordenadora fez a leitura de uma crônica do livro Aço e Nada, uma obra que reúne 63 crônicas publicadas no caderno Anexo do jornal A Notícia entre 2004 e 2007. Eis uma amostra da referida crônica, A leitura: poeticidades e sonhos:

"Ler é gestação. Esperar que se desvele o signo. Clarividência. Ver o mundo no texto, ver-se na inteireza do corpo. Ler é traduzir-se em palavra. Ir contra o barulho das televisões. Optar pelo silêncio. Quem lê compartilha a solidão de um escritor. Não o deixa abandonado. O leitor é um ávido. A cada livro uma nova fome. Um novo escopo de atalhos. Um novo arsenal de guerra num mundo de insanidades completas. O que faz com que tantos não vasculhem o fundo dos livros? Com que tantos satisfaçam-se com a superfície? O raso das águas fáceis? Le é vencer o medo de afogar-se e nadar onde não encostamos os pés no chão (...)".  p. 166 a 168.

Assim foi que a conversa passou a ir além da trajetória de Rubens no mundo literário, revelando seu lado educador, pesquisador e até remontando sua "passagem" pelo "universo" do Transporte. Mas isso, não vamos contar aqui. 

As colegas presentes também falaram sobre suas experiências como educadoras e leitoras. Além disso, receberam das mãos do escritor um exemplar  para cada uma do livro Crônica de Gatos _ uma incursão feliz de Rubens no meio da Literatura Infantil e Juvenil, que tem  um texto primoroso, além de uma ilustração irretocável de Regina Marcis.


Depois desse, Rubens ainda nos deu mais um presente: fez a leitura da obra doada.

Ao final, não poderíamos deixar de pedir a ele uma sessão de autógrafos.  


NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO RUBENS DA CUNHA PELA AGRADÁVEL COMPANHIA E PELA MEMORÁVEL CONVERSA.


Saiba mais sobre Rubens da Cunha em:

http://www.sol.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=718:governo-divulga-vencedores-do-edital-da-cocali&catid=1:noticias-em-destaque&Itemid=177










Add caption








Um comentário: