sexta-feira, 15 de junho de 2012

5º Encontro de Formação

O  grupo de participantes do Clube da Leitura deste ano compareceu a mais um Encontro de Formação no dia 13 de junho.
Logo no início da noite, a Profª Drª Eliane Debus aguçou a curiosidade dos presentes para o livro A Literatura dos Catarinenses: Espaços e Caminhos de uma Identidade II. Rodrigo de Haro, do professor Celestino Sachet, professor, pesquisador e escritor catarinense.



 Em seguida, Eliane retomou algumas questões sobre Literatura, dando enfoque para as características que levam à identificação de um texto literário. Falou também sobre a necessidade imprescindível de o professor ser um leitor.
Essa "conversa" iniciou com enfoque na linguagem e girou em torno das experiências de leitura do grupo.
 Ao final, propôs uma atividade ao grupo. A consultora distribuiu poemas de Alcides Buss e Eloí Bocheco, inicialmente para uma leitura e identificação de linguagem.

E com a leitura dos poemas, iniciou-se um "jogo" de percepção do estilo de cada um dos poetas lidos.








 Na segunda parte do encontro, a professora Heliete coordenou os trabalhos. Primeiramente, foi aberto o espaço para os relatos das experiências de leitura em andamento nas unidades educativas participantes.

A professora Elizete, da ED Costa da Lagoa foi a primeira a expor a dinâmica de envolvimento dos alunos com a leitura das obras O voo da Pandorga Mágica, de Eliane Vera Veigas, e  Santa Catarina em Quadrinhos, de Valmir Muraro.

A colega Waldirene também comentou sobre as atividades e o envolvimento dos pais nesse processo de leitura das obras e preparação para o encontro com os autores.




Anelise, da ED João Francisco Garcez, comentou sobre a sua articulação na unidade com as professoras Cristine e Maristela. Elas estão envolvendo alunos do 1º, 2º e 3º anos com a leitura de duas obras: Saru, o Guerreiro da Floresta, de Maurício Graipel, e Brincar de Verdade, de Marta Martins.

A professora Aline falou sobre o trabalho interdisciplinar que está realizando  na EB Brigadeiro Eduardo Gomes. A obra Aventuras na Ilha da Magia, da escritora Yedda Goulart, está sendo lida nas aulas de Língua Portuguesa e de outras duas disciplinas.

E assim as articuladoras do Clube trocaram seus encaminhamentos e expectativas em relação e este trabalho de mediação de leitura.

Ao final desse encontro, o Cronograma de visitas dos escritores foi repassado pela coordenadora com o grupo, que colaborou para os ajustes finais. Até o momento foram confirmados 16 dos 19 encontros solicitados.
Até o dia 20, nosso próximo encontro para uma conversa com o escritor Rubens da Cunha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário