segunda-feira, 4 de junho de 2012


No dia 23 de maio de 2012, aconteceu o 4º Encontro de Formação do Clube da Leitura. O grupo não estava completo, mas algumas integrantes se fizeram representar e outras justificaram a ausência
Tínhamos a tarefa de iniciar a Agenda dos Encontros entre nossos jovens leitores e os escritores das obras lidas, e ela foi cumprida. 
Antes de nos dedicarmos à ela, entretanto, a consultora Eliane Debus comandou a primeira parte do encontro,  despertando o nosso olhar para algumas reflexões prático-teóricas sobre o texto literário. A professora da UFSC iniciou a sua fala, distribuindo o jornal Ô Catarina, da Fundação Catarinense de Cultura, destacando nele o artigo da página 12, "Uma Lausimar Laus desconhecida".

Na sequência, ela valeu-se da obra Ida e Volta, de Juarez Machado, para instigar o trabalho com o texto não-verbal.

Eliane foi apresentando o livro, página a página, enquanto provocava o grupo para a composição da narrativa presente nele. Ao mesmo tempo, trazia informações  sobre o autor e chamava a atenção para as possibilidades metodológicas a partir da percepção de pistas deixadas por ele em cada traço, a fim de que a história se compusesse. 




Além disso, foi alimentando-nos com dicas valiosas, a partir de suas vivências e pesquisas realizadas ao longo de sua trajetória. Para esse fim, ela também apresentou às pessoas presentes outra obra de Juarez: Emoções.

  Na segunda parte deste encontro, a professora Heliete coordenou o agendamento das visitas dos escritores às unidades educativas participantes do projeto neste ano. Cada articuladora tinha a tarefa de consultar o Calendário Escolar de sua unidade e trazer para aquele momento as possibilidades de datas para esse fim.

Seis das oito unidades e mais 05 Núcleos da EJA encaminharam suas propostas para a agenda e contribuíram para o preenchimento da tabela.

Assim, a coordenação ficou com a tarefa de contactar com todos os escritores, para confirmação de suas visitas aos participantes do Clube no próximo semestre.


O agendamento será fechado no próximo encontro de Formação, no dia 13 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário