terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Alegre visita de Marta Martins à EBM João Francisco Garcez


hall da escola exibia a Mostra de trabalhos dos pequenos leitores, quando a autora de Brincar de Verdade chegou e foi recepcionada pela coordenadora pedagógica Marilde. 
Uma calorosa recepção das crianças do 1º ano da Escola Desdobrada João Francisco Garcez marcou o início de mais uma visita da escritora Marta Martins ao Clube, no dia 27 de agosto.
De imediato ela foi envolvida por eles e, observadora, comentou cada produção, com a simpatia que lhe é peculiar. As crianças, por sua vez, demonstravam uma alegria própria dos dias de festa.  Elas conheceram a obra da escritora com a professora Cristine que as levou a vivenciarem cada faceta do livro: texto, literalidade, música, movimento, brincadeira, amizade...








Em uma animada conversa inicial com Marta, as crianças puderam satisfazer suas curiosidades a respeito da escritora, da produção do livro até a vida pessoal dela.  
Elas queriam saber se a autora dos poemas gostou dos desenhos da Jandira Lorenz, se teve participação neles ou deu opinião de como fazê-los. 
Marta respondeu que sim, "porque a Jandira fez as crianças do jeitinho de vocês, felizes". Ela também disse aos seus entrevistadores que deu algumas dicas, sim: "_põe mentira também, põe natureza...", mas depois deixou a ilustradora à vontade para não atrapalhar a criação.
Queriam também saber quais os outros livros dela e, quando a autora citou Maricota e Cocota, imediatamente disseram a ela que também o conheciam. 
E foram conversando e descobrindo mais particularidades de Marta, por exemplo, "_como é sua vida de escritora de livros?". 
Aí ela falou: "_ Dou bom dia pro Sol, boa noite pra Lua; vou a algumas escolas de outras cidades..".






Depois pediram para se apresentarem e ainda brincaram de passa-anel com ela. Em seguida, a professora Cris exibiu um audiovisual, contendo os registros das 
atividades realizadas com a parceria da professora de Educação Física, a Cecília, e que permitiram aos pequenos vivenciarem a obra por inteiro. Foi um momento de impressionante alegria de todos. As crianças se identificavam na tela e lembravam os momentos de envolvimento com as atividades. As professoras Christine e Ana acompanhavam tudo com sorrisos e ares de realização. Marta parecia mais uma criança na sala, em meio a elas, e fez alguns comentários, como: "_quantos momentos gostosos que vão ficar na memória de vocês"; "_ a professora não perdeu, em nenhum momento, a conexão com o livro".

Nesse clima de alegria, ela ainda envolveu seus anfitriões em uma brincadeira de adivinha. Ela chamou as professoras Ana e Cris, e também as assessoras do Clube, Heliete e Mônica, para participarem do jogo. Assim, as crianças foram desvendando os enigmas.
Ao final, as crianças se despediram da autora que as cativou duplamente, pela obra e pela marcante presença.
Agradecemos a Marta Martins por mais essa significativa interação com seus leitores, a qual, sem sombra de dúvidas, ficará eternizada na memória de todas as pessoas que tiveram o privilégio de participar desse momento especial.


Parabéns à professora Cristine pelo excelente trabalho de leitura desenvolvido com seus pupilos, e também a toda a equipe da unidade que a apoiou nessa tarefa.

2 comentários:

  1. Boa tarde Heliete, gostei muito da sua publicação, realmente o contato desses pequenos que estão constituindo-se leitores com a autora Marta Martins foi muito enriquecedor.
    Porém, a escola não é Básica é Desdobrada o nome correto é: EDM João Francisco Garcez. Patrícia O. Machado, da equipe da escola.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Patrícia. Desculpe-me a distração. Fiz a correção. Abraço.

    ResponderExcluir