Que gostoso o encontro na Mâncio Costa. Uma das últimas escolas rurais de Florianópolis nos deu uma lição de força e trabalho em equipe, doçura e muito entusiasmo. Na manhã do dia 04 de outubro, especial por seu significado, Dia de São Francisco de Assis (dizem, um dos primeiros ecologistas da História), fomos todos presenteados com a presença do Escritor Maurício Graipel, para falar do Saru, um pequeno gambá, marsupial importante na dispersão de sementes das nossas matas tropicais.
A turma que Maurício iria interagir foram os alunos do 5º ano , em que o projeto foi realizado pela professora Eliane, da obra " Saru, o guerreiro da Floresta". A turma entrou em silêncio. Todos muito curiosos e atentos para saber das impressões do autor quanto ao trabalho realizado e exposto naquele lugar.
Turma 51 elaborando perguntas |
Uma delas foi sobre como ele se descobriu escritor e se esta profissão lhe rendia algum dinheiro.
Maurício sorriu e comentou (parafraseando) " Não é muito! A recompensa é ver as pessoas lendo e adotando o livro". O Bom é vir para a escola me encontrar com vocês. Nunca imaginei que isso poderia acontecer".
Cartaz sobre Marsupiais t.51 |
Tirando fotos com Maurício Graipel |
Maurício explicou também, que além de ser escritor, é um pesquisador e o seu objetivo com o livro é promover a preservação da fauna e da flora catarinense. Sobre o tema do livro, Maurício coloca que nas suas andanças pelas áreas de preservação na ilha e em outros lugares que passou, percebeu a presença em grande número dos Gambás e desde ai, se apaixonou e estudou muito sobre o habitat e vida desses animaizinhos.
Mais fotos com Maurício |
Turma 51 e seus tutores de aprendizagem |
Dessa forma, agradecemos o acolhimento de todos os profissionais envolvidos nesse projeto, em especial a articuladora Bibliotecária Sueli; a professora Eliane, que instigou as crianças a buscarem o conhecimento e a motivação de ampliar os seus percursos de aprendizagem por meio de uma obra literária; e ao diretor Gilberto, que acompanhou o encontro e deu todas as condições, físicas e estruturais para que o Projeto Clube da leitura fosse possível na escola.
Sueli e Gilberto curtindo o Encontro |
E também, ao amigo e escritor Maurício, parceiro e grande incentivador da leitura; instigador do conhecimento, deixando sempre a mensagem do respeito a natureza, nossa mãe e cúmplice da vida.
Pequenos leitores e o Escritor Maurício Graipel |
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir