segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ENCONTRO DE LUANA NO MARIA CONCEIÇÃO NUNES


O encontro com Luana foi um grande acontecimento nas turmas da professora. Valquíria na EBM Maria Conceição Nunes, na tarde de 2ª feira, dia 03 de setembro.
Além da recepção calorosa dos profissionais daquela escola na sala de professores, vimos à energia ensurdecedora que habitava aquele lugar. Uma onda de euforia, ansiedade e curiosidade diante da ilustre escritora.

Nas paredes do auditório, onde o espetáculo se configurou por meio das marcas do trabalho realizado, muitas histórias sobre “A Casa de Hanz Kunst” foram contadas e recontadas nos quadrinhos e leituras de tantas imagens.

Durante o Encontro perguntas e perguntas foram pipocando, umas para os colegas, outras para a escritora. Uma das perguntas relacionada à obra foi sobre o porque do tema e o que inspirou  Luana a escrevê-la.

Luana, de forma muito espontânea, colocou que a história é fruto dos muitos relatos do seu pai, da época em que era adolescente. Numa dessas histórias, seu pai relata que fizeram uma aposta entre os amigos: quem ficaria mais tempo no Clube abandonado, lugar “mal assombrado”, onde aconteciam fenômenos “fantasmagóricos”. Os personagens são inspirados em seus irmãos, colegas e sua mãe e que a história recebe influência de outras obras idas como o do “O Anjo da Morte”  de Pedro Bandeira.

Outra pergunta bastante pertinente diz respeito à criação e confecção desta e de outras obras. Luana pontua que iniciou a escrita do livro com 13 anos e terminou aos 17 anos; a família sempre a apoiou e para publicar a “Casa de Hanz Kunst”, os seus pais tiveram que autorizar; que escrever é um hábito e por isso, suas ideias surgem de qualquer coisa ou situação que acha interessante.


Uma pergunta inusitada feita pelos adolescentes foi “ Como se sente quando vai à escola?” Luana disse que se sente reconhecida e em casa, já que é professora e gosta muito deste ambiente.

Enfim, o encontro termina com gostinho de “quero mais”. Muitas fotos e autógrafos foram concebidos pela escritora, o que deixou todos muito eufóricos e bastante afortunados por terem participado desse momento.

Agradecemos a Profª Valquíria que com muito carinho nos recepcionou e fez um trabalho belíssimo com a obra da Escritora Luana; aos adolescentes da 7ª série que se dedicaram e enriqueceram o encontro com perguntas e energia contagiante; e a escritora Luana, que com a sua alegria e disposição nos presenciou com a sua obra e seu jeito maroto de conduzir o processo com os adolescentes.

3 comentários:

  1. Muito obrigada, meninas! A cada ano surpreendo-me mais com os resultados do projeto. Por este motivo, tornei-me uma "marqueteira" do Clube. As crianças acabam envolvidas com a leitura e vê-las com os olhinhos brilhando no dia "D" sempre me deixa nas alturas. Muito obrigada pelo apoio! Sem vocês nada disto seria possível!Só queria salientar que o trabalho também foi desenvolvido com a turma 74 da Profª Nívia. Queria deixar também um agradecimento especial a Heliete. Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza um excelente trabalho,coordenado pela professoras Valquíria e Nivia. Muito bom também salientar o envolvimento dos alunos.O Clube da Leitura é um ótimo projeto, quem ainda não conhece deveria procurar conhecer, vale a pena investir para que nossos alunos tenha mais acesso aos livros e desenvolvam gosto pela leitura!!

    ResponderExcluir
  3. Foi maravilhoso ver os alunos participando do projeto e expressando o prazer dessa descoberta.
    Parabéns a todos, estes projetos são bem-vindos e já mostram resultados positivos.

    ResponderExcluir