segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOITE DE ESTRELAS



 A noite do dia 10 de setembro foi muito especial. O Clube da leitura oportunizou a reunião de cinco dos seus mais ilustres escritores, em um glamoroso e apaixonado encontro com leitores da vida e do mundo.

Os protagonistas dessa festa foram alunos e professores de 5 polos do EJA municipal. A abertura não poderia ser melhor: um coffee-break  que propiciou uma conversa informal e gostosa entre estudantes, professores e os escritores convidados., regada a café, quitutes e a exposição de trabalhos. 

  Já na sala principal (auditório do CEC), todos se reuniram para dar continuidade à festa. Compondo a mesa, estavam Eloí Bocheco, Regina Carvalho, Carlos Stegemann,  Rubens da Cunha e Walmir Muraro. Cada um, respeitosamente e demonstrando entusiasmo, apresentou-se ao grupo de professores a alunos participantes. Em todo o momento, era evidente a alegria e o entusiasmo de todos, demonstrados no cuidado e nas palavras sempre de incentivo quanto aos trabalhos ali expostos e apresentados.

 Nas apresentações de dois teatros, um organizado a partir da obra de Carlos Stegemann, A Ponte Sumiu e outro, do conto Porfírio da obra Novos Contos Catarina, organizada pela escritora Regina Carvalho, pudemos presenciar toda a dedicação, coragem e esforço, honrando todo o trabalho dos novos leitores, construído com os seus cúmplices, professores e demais educadores dos Núcleos.
 Vimos o quanto o escritor Carlos Stegemann estava emocionado e surpreso com o resultado do trabalho e ampliação de sua obra, externando a sua satisfação dizendo o quanto se sentiu homenageado quando viu sua narrativa viva naquela interpretação, às vezes, tímida, mas com certeza corajosa e apaixonada.

 Um dos pontos altos foi a apresentação de áudio-visual, com duplas de estudantes interpretando e recriando poemas do Batata cozida, mingau de cará, de Eloí Bocheco. Além dessa homenagem, a escritora ainda recebeu do grupo um portfólio com os textos produzidos durante as atividades de leitura e releitura da obra.

A escritora Eloí estava visivelmente emocionada com as manifestações dos alunos do grupo NETI, por meio de suas poesias transformadas em lindas imagens e versinhos desenhados naquela grande tela. Ali vimos o quanto a professora, chamada carinhosamente por eles de Jóia rara, foi essencial.  Pois, ela foi a regente desse trabalho realizado com muita dedicação e respeito à obra dessa escritora.

Também em slides, estudantes apresentaram poemas resultantes do trabalho de interpretação e reflexão sobre a obra Saber, não saber,do poeta Alcides Buss. Nesse momento, esses estudantes foram presenteados com a brilhante leitura de seus versos pelo escritor Carlos Stegemann.

Ao final da noite, os escritores foram argüidos pelos alunos sobre as suas obras, e a pergunta que não quer calar, a cada encontro que participamos, sejam esses alunos adultos, crianças ou jovens, é a seguinte: Qual é o conselho para a pessoa que quer escrever?

 Unanimemente todos os nossos queridos escritores colocam que o que move a escrita é a leitura. “É possível ser um leitor sem ser um escritor. Mas, não é possível ser um escritor sem ser um leitor. “Escrever não é uma dádiva. É um processo de aprendizagem. Cada texto é uma conquista. O gosto pela escrita deriva da leitura”.

 Outra pergunta que habitou aquela esfera de muito conhecimento e sabedoria diz respeito à função do livro-literatura: “Escrever é uma compulsão, é arte e arte não se explica. O leitor vê coisas que você nem imagina”.
Todos os escritores presentes agradeceram a oportunidade de poderem participar desse momento impar, deixando seus leitores e admiradores com gostinho de “quero mais”.


Enfim, em nome do Clube da Leitura agradecemos imensamente aos educadores presentes, parceiros e articuladores desse projeto como: Ana Casalati (Centro diurno); Liani Wisniewski (Sul I Costeira); Maria Aparecida Delgado (Norte I  Canasvieira); Maria Solange Coelho (Continente); Maria Vicentina Nunes (Norte II Ingleses); Marilda Vieira (Leste I - Lagoa da Conceição); Paulo Cesar, (Sul II - Ribeirão da Ilha); Sandra (Centro noturno); Sueli Massaud (Centro II - Saco Grande); Vanessa Carmo de Oliveira (Norte II Ingleses). Deixamos aqui o nosso apreço e carinho a Professora Rosemar Ucha, articuladora do EJA (1º segmento) pela sua dedicação e compromisso com os grupos presentes, bem como, com a formação e aprendizagem de seus colegas professores e alunos dos núcleos. 


Agradecemos também, a presença dos nossos ilustríssimos escritores, Rubens da Cunha, que com a sutileza de um "gato" percorreu os espaços de nosso encontro, encantando a todos; Carlos Stegmann, que com a sua paixão "construiu pontes de saber e generosidade"; Eloí Bocheco, que "enlaçou-nos" em versos e prosa; Valmir Muraro que com a sua "serenidade" nos presenteou com conhecimento e sabedoria e Regina Carvalho que por meio dos versos do outro, compartilhou vivências literárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário