quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Os Segredos da Narrativa desvendados por Carlos Stegemann


Uma aula daquelas com que todos os estudantes sonham, em que o tempo voa e, quando acaba, fica-se com aquela sensação de que passou rápido de mais, mas deixou muitos ensinamentos.
Foi assim a visita do jornalista e escritor Carlos Stegemann aos jovens leitores da EB Maria Conceição Nunes no dia 06 de setembro de 2012.


 Eles estavam preparados para uma sabatina ao autor de A Ponte Sumiu e encontraram muitas surpresas nas respostas dele.


A cada questão levantada por um dos alunos do 6º ano, Carlos revelava os caminhos percorridos por um escritor na construção de uma narrativa e reforçava a importância do papel da leitura e da literatura na vida das pessoas.

Falou, por exemplo, que “_Monteiro Lobato teve a capacidade de sair do sítio e colocar o personagem no fundo do oceano”.

 Explicou-lhes que escrever é um trabalho de “carpintaria”, cada detalhe tem que ser talhado: perfil dos personagens, cenário ... e tem que ter aventura e suspense. “_ O desafio de escrever para vocês é esse. Por isso, vim procurar inspiração perto de vocês”.

Ao final, Carlos sorteou livros, deu autógrafos e recebeu dos alunos uma lembrança valiosa: cartões postais que eles próprios produziram de forma interdisciplinar, nas aulas de Português, com a professora Valquíria; de História, com a professora Norma; de Artes, com a professora Fabiana; na Sala Informatizada com a professora Maria de Fátima.
















Além dessa produção escrita, os trabalhos elaborados a partir da visita à ponte Hercílio Luz estavam expostos no auditório da unidade, onde o escritor foi recebido.

PARABÉNS a essas educadoras que propiciaram aos seus estudantes uma oportunidade ímpar de significativa vivência leitora.







Nossos sinceros agradecimentos ao escritor Carlos Stegemann por essa gratificante e motivadora visita a mais uma unidade educativa participante do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário