domingo, 2 de outubro de 2011

Crianças da EBM Osvaldo Machado falam de seus medos

No dia 03 de outubro, os alunos do 2º ano receberam a visita da escritora Eliane Debus, autora, dentre outros, do livro O medo e seus segredos. Oencontro foi organizado pela bibliotecária Andréia e foi ela quem apresentou a escritora aos curiosos alunos. Para abrilhantar ainda mais o encontro, o professor Carlos contou a história A Bela e a Fera para as crianças. Foi um momento de grande descontração.

A seguir, a bibliotecária contou um pouco do percurso feito pela turma desde o início do projeto naquela escola até o dia do encontro. Inicialmente, a professora Márcia, regente da turma, havia apresentado a canção Boi da cara preta, por constatar que este era um dos medos das crianças. Com este ‘medo’, as crianças produziram belos livrinhos com a mediação da auxiliar de tecnologia Graziela, os quais estavam expostos na biblioteca durante a visita da escritora. Porém, a professora Márcia precisou afastar-se da escola para ingressar no curso de mestrado. Assim, a turma recebeu uma nova professora que ficou apenas uma semana com a turma sendo também substituída. Os encaminhamentos e a conclusão das atividades relacionadas ao projeto foram realizados pelo professor Matheus, regente da turma atualmente, sempre com a articulação da bibliotecária.

A esta altura, as crianças já estavam ansiosas para fazer perguntas à escritora convidada. Um aluno perguntou: _ quem pode ser o primeiro? Estava aberta a chuva de perguntas:

Qual o seu maior medo? Você gosta de ser escritora? Como você escolhe o nome dos seus livros? Tem mais escritores na sua família? Quantos anos você tem? Com quantos anos começou a escrever? Onde você nasceu? É fácil ser escritora?

Na alegria destas empolgantes perguntas, a escritora perguntou se os alunos gostariam de ouvir a história novamente. Todos gostaram da idéia e ‘leram’ junto com a autora. Eliane perguntou quais os medos dos alunos. A lista dos medos era enorme: escuro, lagarto, cobra, bruxa, boi (mas só quando estou usando blusa vermelha, disse a menina), casa abandonada, aranha, injeção, de ser assaltado. As crianças também se divertiram dizendo que tinham medo de alguns colegas da sala e isto acabou sendo um pretexto para revelar alguns inocentes namoricos entre eles.

Para finalizar o ótimo encontro, a bibliotecária, Andréia, ofereceu à escritora uma pequena lembrança confeccionada pelos alunos. Eliane também agradeceu a calorosa recepção e as perguntas que fizeram, além de ressaltar a importância do projeto Clube da Leitura: a gentecatarinense em foco. A biblioteca da escola recebeu de presente outro livro da escritora: É tempo depão-por-Deus. Todos comemoraram.

Após a sessão de autógrafos, o professor Matheus falou que, apesar de estar há pouquíssimo tempo com as turmas, conseguiu realizar ótimas atividades a partir da leitura do livro e que ficou muito entusiasmado com o projeto.

Todos nós do Clube da Leitura parabenizamos os profissionais da EBM Osvaldo Machado que realizaram um excelente trabalho de mediação de leitura. Agradecemos também à carinhosa participação da escritora Eliane Debus no projeto e sua dedicação neste encontro com os alunos do Norte da Ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário