terça-feira, 18 de outubro de 2011

Juliana Dalla visita a EBM Batista Pereira

A escritora Juliana Dalla visitou alunos da EBM Batista Pereira no dia 11 de outubro. A jovem escritora participou de quatro momentos organizados pela supervisora Raquel e pela professora Zeneide, mediadoras do projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco naquela escola.
 


Enquanto aguardava a chegada na primeira turma, Juliana apreciou as belas produções feitas pelos alunos durante as aulas de português.

Todos os encontros foram marcados por uma intensa proximidade e empatia entre escritora e leitores da obra Banasis. Sentada no tapete com as crianças e adolescentes, a escritora que também é roteirista de quadrinhos, respondeu a inúmeras questões relacionadas à obra como também a outras curiosidades dos alunos.
Qual dos seus livros ficou mais conhecido? Que autor te influenciou? Qual seu lugar preferido para escrever? 
Sua família aceita bem a sua profissão? Você prefere escrever à noite ou pela manhã? De onde surgiu o nome do livro?  

Você se descreve em algum livro? Qual o motivo da escolha das personagens Felipe e Jéssica?

Qual o lugar mais distante que você já visitou? Por que a ilustradora não veio com você? Em quem você se inspirou para chamar o policial de Pereira? 

O que você gosta de fazer para buscar inspiração? Alguém contribuiu na escrita de Banasis? 

Já viajou para outros países? O que você acha do Brasil? Você tem algum medo?

Você está trabalhando num novo livro? Você é amiga da ilustradora Luciana? (Luciana Vannucchi de Farias, ilustradora de Banasis) 

Como você se sente vindo aqui na nossa escola e sabendo que lemos seu livro e adoramos? 

A pedido dos alunos, Juliana mostrou outros livros de sua autoria e também fez doação de exemplares para a biblioteca do escola e para o acervo do Clube da Leitura. 

Foi muito emocionante quando alguns alunos leram os diferentes finais criados para a história do livro e outros que desenharam as cenas mais especiais. A escritora elogiou e também questionou os motivos da escolha de determinadas cenas. A maioria dos alunos representou a cena do naufrágio por acharem emocionante.






Outra linguagem usada na releitura da obra Banasis foi o hap. Alunos criaram uma letra e musicaram. Vale a pena ver o clip.

A seguir, a auxiliar de tecnologia, Élika, que também participou de vários momentos do projeto, apresentou no telão um pouco da história da pesquisa dos alunos referente à leitura da obra.


Todas as turmas tiveram o momento de autógrafos  e formaram fila para receber esta lembrança da escritora Juliana Dalla. 




Antes do fechamento dos encontros, um dos alunos presentes quis saber qual a impressão que a escritora teve da turma. Juliana enfatizou que gostou muito e que é um privilégio conhecer os leitores. Para ela, geralmente o escritor fica muito distante dos seus leitores. Juliana também manifestou seu desejo de que as crianças e adolescentes tratassem com muito carinho a literatura. Também deixou seus contatos virtuais e isto foi muito comemorados pelos alunos. Uma das alunas agradeceu muito pelo tempo que a escritora passou com eles.






A receptividade da escola foi marcada também pelo delicioso café oferecido no final da manhã e da tarde. Quitudes do Ribeirão da Ilha!
A coordenação do projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco parabeniza a EBM Batista Pereira pela profícuo trabalho literário. Fazemos também um destaque ao envolvimento de vários profissionais da escola que estavam presentes no dia da visita bem como no dia a dia do projeto: Raquel, Zeneide, Marli, Júlio, Bruno, Élika,  Kátia, Mirela, Arlete, Áurea e Tânia, entre outros que certamente foram essenciais para estes alunos. Obrigado a todos e em especial a escritora Juliana Dalla por este importante dia que ficará para sempre na memória de todos.

Um comentário:

  1. Prazer eu sou o Fernando o menino com a camisa vermelha que cantou o hap de Banasis adorei rever meus bons tempos

    ResponderExcluir