sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Uma encantadora de crianças na EBM Adotiva Liberato Valentin

A escritora Eloí Elisabete Bocheco fez uma visita às crianças do 3º e do 4º ano da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentin, neste 04 de outubro de 2011. Assim que chegou à unidade educativa, ela foi recebida com carinho pela bibliotecária Adriana e levada para conhecer a biblioteca da escola. Lá entrou em contato com o espaço aconchegante no qual os alunos têm contato com a literatura no dia a dia escolar.

No auditório, uma surpresa: um grupo de alunas da professora Simone Cintra, da UFSC, apresentou uma das histórias da bruxinha Elisa, personagem principal de quatro obras de Eloí. O Pacote que tava no pote saiu do mundo da imaginação para as mãos da escritora, daí para as páginas livreiras e delas para o mundo real, na brilhante representação dessas alunas.

As crianças tinham muitas curiosidades a respeito de Eloí, e ela respondeu a todas as questões com a mesma sinceridade e delicadeza. As crianças queriam saber em que ela se baseou para criar as histórias; porque escolheu escrever para crianças; se ela está escrevendo algum livro; qual de suas obras mais gosta; quanto tempo demora para escrever um livro; se ela consegue escrever vários textos na mesma época; que texto ela prefere escrever; qual seu ídolo; se ela pensa em escrever livros em braille; se já leu algum livro de Paulo Coelho; o que é preciso para ser um escritor; se teve livros premiados; e também qual o seu sonho; quantos filhos tem; qual seu medo, se tem algum apelido, do que mais gosta... Nossa! elas estavam mesmo com fome de saber sobre a escritora.

Ao responder às crianças, Eloí revelou que as histórias estão na imaginação, e quando escreve, acrescenta alguma coisa da vida real, como as características das personagens. Também contou que seu primeiro livro, Uni-Duni-Téia, foi escrito enquanto lecionava, com o objetivo de reforçar a aprendizagem de seus alunos. A convidada contou ainda que sua obra Beatriz em Trânsito, foi escolhida para dois catálogos, um de Zurique e outro de Bolonha; disse que sonha que "tenhamos um país de leitores, estados de leitores, cidades de leitores, vilas de leitores, porque ser leitor faz muita diferença na vida da gente". Ah! A autora preferida dela é Clarice Lispector ("ontem, hoje e sempre"). Eloí contou ainda que o gênero textual de que mais gosta é poesia infantil e que está trabalhando atualmente na escrita de Meu livro do ABC, voltado para crianças pequenas, em fase de alfabetização. Ler é o que ela mais gosta de fazer, também gosta de escrever e de estar com a família.

As crianças interagiram com a escritora o tempo todo, contando a ela suas experiências leitoras e é claro pegando um (uns?) autógrafo dela. E ainda, presentearam a visitante com um baú feito por elas. Certamente a história de leitura delas teve, nesse dia, um capítulo a mais, repleto de significação e marcado como um registro para a vida de cada uma delas.

PARABÉNS à bibliotecária Adriana, articuladora do projeto na unidade, e a todas as professoras, das turmas do 3º e do 4º ano, pelo brilhante trabalho de mediação de leitura que realizam com estas crianças. Agradecimentos à professora Simone, colaboradora do projeto juntamente com a professora Eliane Debus, e às suas dedicadas e talentosas alunas, por mais essa valiosa contribuição.

Contatos da Eloí:
wwwsaladeferramentas.blogspot.com
caracol.imaginario.com/autografos/eloibocheco

Veja imagens do encontro:

Um comentário:

  1. Olá pessoal,

    Receber a visita de Eloí não é para qualquer um, né? fiquei com a sensação de que poderia ter sido melhor aqui, alí... mas esquecemos tudo quando lembramos da mágica e encatadora Eloí falando de tudo e para todos. Obrigada por mais essa experiência!

    Adriana/Bibliotecária.

    ResponderExcluir