quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A semeadora de leitores Yedda Goulart em visita à EBM Osmar Cunha


Mais uma motivadora visita da escritora Yedda de Castro Bräscher Goulart a uma unidade educativa da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Desta vez a privilegiada foi a EBM Osmar Cunha, nos dias 26 e 28 de outubro de 2011. Yedda foi recebida pela bibliotecária Lidyani e pelas professoras Mariléa, Maria Madalena e Rosaura que logo apresentaram a ela os trabalhos das crianças e adolescentes do 5º ano, feitos com a orientação das professoras, a partir da obra Aventuras na Ilha da Magia.




A convidada iniciou o encontro com uma motivadora palestra sobre a importância da leitura de literatura e também revelando os motivos que a levaram a escrever literatura infantil e juvenil. Com sua maneira tranquila de ser e em uma linguagem acessível a todos os presentes, a escritora iniciou falando sobre a Literatura Clássica e revelou que "escreveu seus livros, pensando que as crianças de outros lugares poderiam se interessar em conhecer esta Ilha da Magia".



Também explicou o processo de construção das narrativas criadas por ela; salientou que cada nome dentro delas tem um significado, como por exemplo, o nome do peixinho Lúcio, que significa "luz" e é a denominação de uma espécie de peixe. Tudo isso na obra que as turmas 31, 32, 33 e 34 tiveram a oportunidade de conhecer com suas professoras.


Na sequência, foi aberto o espaço para as perguntas dos alunos. E eles estavam ansiosos para
fazê-las, pois haviam vivenciado a leitura da obra nas atividades promovidas por suas professoras. Uma destas atividades, organizada pela Lidyani, que é articuladora do projeto na unidade, foi uma saída de estudo à Ilha de Anhatomirim.



Foram tantas as questões: "_Por que a ilustração não tem rostos"; "_ Qual o nome de seu primeiro livro e quanto tempo levou para escrevê-lo?"; _O que você acha de ser escritora?";
"_De onde veio a sua inspiração?"; "_ Na sua escola tinha livros. Você gostava de ler?"; "_Qual seria sua profissão, se não fosse escritora?"; "_Você vai escrever outro livro para continuar essa história, como prometeu a personagem Carolina?"; "Com quantosanos editou seu primeiro livro?".

A convidada respondeu a todas as questões com a delicadeza que lhe é peculiar. Falou que é professora aposentada e que está tentando ser pintora. Ela também revelou que gostaria de ser uma produtora de filmes. Disse que na sua escola tinha muitos livros, que sempre gostou de ler e que gosta de escrever para falar sobre coisas bonitas e mostrá-las às pessoas. Para ela, escrever "é maravilhoso, às vezes, é sofrimento quando não se consegue passar sentimentos para o papel. O ato de escrever envolve inspiração, mas também muito trabalho."

Ao final, Yedda entregou à bibliotecária alguns presentinhos para serem sorteados entre os participantes. Ela também recebeu presentes das professoras, em nome das turmas. E ainda sobrou um tempinho para dar alguns autógrafos.


PARABÉNS às professoras e à bibliotecária por mais esse rico trabalho de leitura que realizaram com as turmas do 5º ano.

Agradecimentos à escritora Yedda por mais essa participação, contribuindo de forma significativa para o despertar de jovens leitores.

Para assistir ao vídeo sobre a importância da leitura, produzido por Yedda Goulart, e também conhecer ao blog da escritora, acesse os endereços abaixo:

Um comentário:

  1. é verdade temos que influenciar as crianças a lerem

    ResponderExcluir