quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A semeadora de leitores Yedda Goulart em visita à EBM Osmar Cunha


Mais uma motivadora visita da escritora Yedda de Castro Bräscher Goulart a uma unidade educativa da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Desta vez a privilegiada foi a EBM Osmar Cunha, nos dias 26 e 28 de outubro de 2011. Yedda foi recebida pela bibliotecária Lidyani e pelas professoras Mariléa, Maria Madalena e Rosaura que logo apresentaram a ela os trabalhos das crianças e adolescentes do 5º ano, feitos com a orientação das professoras, a partir da obra Aventuras na Ilha da Magia.




A convidada iniciou o encontro com uma motivadora palestra sobre a importância da leitura de literatura e também revelando os motivos que a levaram a escrever literatura infantil e juvenil. Com sua maneira tranquila de ser e em uma linguagem acessível a todos os presentes, a escritora iniciou falando sobre a Literatura Clássica e revelou que "escreveu seus livros, pensando que as crianças de outros lugares poderiam se interessar em conhecer esta Ilha da Magia".



Também explicou o processo de construção das narrativas criadas por ela; salientou que cada nome dentro delas tem um significado, como por exemplo, o nome do peixinho Lúcio, que significa "luz" e é a denominação de uma espécie de peixe. Tudo isso na obra que as turmas 31, 32, 33 e 34 tiveram a oportunidade de conhecer com suas professoras.


Na sequência, foi aberto o espaço para as perguntas dos alunos. E eles estavam ansiosos para
fazê-las, pois haviam vivenciado a leitura da obra nas atividades promovidas por suas professoras. Uma destas atividades, organizada pela Lidyani, que é articuladora do projeto na unidade, foi uma saída de estudo à Ilha de Anhatomirim.



Foram tantas as questões: "_Por que a ilustração não tem rostos"; "_ Qual o nome de seu primeiro livro e quanto tempo levou para escrevê-lo?"; _O que você acha de ser escritora?";
"_De onde veio a sua inspiração?"; "_ Na sua escola tinha livros. Você gostava de ler?"; "_Qual seria sua profissão, se não fosse escritora?"; "_Você vai escrever outro livro para continuar essa história, como prometeu a personagem Carolina?"; "Com quantosanos editou seu primeiro livro?".

A convidada respondeu a todas as questões com a delicadeza que lhe é peculiar. Falou que é professora aposentada e que está tentando ser pintora. Ela também revelou que gostaria de ser uma produtora de filmes. Disse que na sua escola tinha muitos livros, que sempre gostou de ler e que gosta de escrever para falar sobre coisas bonitas e mostrá-las às pessoas. Para ela, escrever "é maravilhoso, às vezes, é sofrimento quando não se consegue passar sentimentos para o papel. O ato de escrever envolve inspiração, mas também muito trabalho."

Ao final, Yedda entregou à bibliotecária alguns presentinhos para serem sorteados entre os participantes. Ela também recebeu presentes das professoras, em nome das turmas. E ainda sobrou um tempinho para dar alguns autógrafos.


PARABÉNS às professoras e à bibliotecária por mais esse rico trabalho de leitura que realizaram com as turmas do 5º ano.

Agradecimentos à escritora Yedda por mais essa participação, contribuindo de forma significativa para o despertar de jovens leitores.

Para assistir ao vídeo sobre a importância da leitura, produzido por Yedda Goulart, e também conhecer ao blog da escritora, acesse os endereços abaixo:

Escritora Marta Martins conversa com crianças da EDM Praia do Forte

No dia 25 de outubro de 2011, a escritora Marta Martins fez uma visita à EDM Praia do Forte. Ela foi recebida pelas crianças do 1º ano, juntamente com as professoras Sabrina, Maristela e Raquel. Marta, que também é editora, ficou muito à vontade e iniciou o encontro cantando com as crianças. Aí quem ficou mais à vontade ainda foram elas. Passaram a conversar com a escritora de forma bem descontraída.


Elas conheceram a obra Maricota e Cocota nos trabalhos de leitura, realizados pelas professoras. Dentre as atividades, uma se destacou. As crianças puderam levar a obra para casa. Junto com ela, a professora Sabrina encaminhou um livro de anotações, para ser preenchido pelos pais ou responsáveis, para lerem com suas crianças e, depois da leitura, anotarem suas impressões sobre a atividade. Foi um verdadeiro sucesso. A iniciativa aproximou ainda mais as famílias de seus filhos e da escola. "A resposta ao projeto foi muito mais do que eu esperava e o envolvimento das famílias foi fantástico, realmente gratificante"; disse a professora Sabrina. Por isso, resolvemos destacar alguns desses registros feitos por pais de alunos:

“... O envolvimento do Roberto foi muito legal, a cada página que era lida o interesse aumentava mais para saber o decorrer da história. Além de diverti-lo muito. Gostaria muito de participar mais vezes desse projeto. Obrigada." (Vera,Mãe do aluno Roberto)

“A chegada foi muito boa ela gostou muito e nós também, são palavras novas que ela conhece, são portas que se abrem em sua mente que está louca por conhecimento e um momento muito bom que passamos junto lendo o livro. Meus parabéns a autora Marta D. Martins.”
(Pai da aluna Kassiely)

“... Esse livro tem a intenção de desenvolver o interesse dessas crianças a praticar a leitura, pois ele tem uma boa ilustração e todos aqui de casa adoramos muito (...), adoramos essa idéia do projeto Clube da Leitura, já estamos aguardando pelo próximo livro. Obrigada.” (Mãe da aluna Andressa )
Na conversa com a convidada, as crianças quiseram saber se ela havia escrito outros livros e quais eram.





Marta contou a elas que tem 19 livros editados, mostrou-lhes alguns deles e até leu uns trechos de Maria Mania. O que as deixou muito contentes.


Em seguida, a editora foi convidada pelas professoras para assistir a um audiovisual, mostrando as crianças em plena atividade de leitura. A escritora assistiu a tudo com muita atenção, comentou sobre a importância desse trabalho e parabenizou as professoras.




E de repente, quem surge da bolsa de Marta: nada mais, nada menos que a Maricota e a Cocota. Aí a imaginação fez a festa.


O fechamento do encontro foi com chave de ouro, com a escritora entregando uma Maricota a cada uma das crianças . Mais um mimo da professora Sabrina.



PARABÉNS PROFESSORAS por esse significativo trabalho de envolvimento das famílias em torno de um objetivo comum: motivar jovens leitores.

AGRADECIMENTOS à escritora Marta Martins por mais essa empolgante participação no projeto.

Autora de "Brincar de verdade" visita a EBM Batista Pereira



No dia 24 de outubro foi a vez da EBM Batista Pereira receber a visita da escritora Marta Martins. A supervisora Raquel, mediadora do projeto naquela Unidade, organizou quatro momentos distintos para que todas as turmas de 1º e 2º ano pudessem conversar com a autora. 
O primeiro grupo era composto pelas duas turmas de 1º ano do período matutino, com as professoras Roberta e Magali. Após, vieram os alunos das duas turmas de 2º ano, das professoras Kátia e Marlúcia. No período da tarde, as duas turmas de 1º ano vieram acompanhadas pelas professoras Roberta e Fernanda e, por fim, as duas turmas de 2º ano do período vespertino, com as professoras Sandra Helena e Denise. Estas últimas duas turminhas foram acompanhadas também pela professora de Educação Física, Nadéje e pela auxiliar Jucélia. 
Os encontros foram muito alegres e dinâmicos. Todas as turmas prepararam alguma dança ou brincadeira para apresentar e também presentearam a escritora Marta com livros produzidos pelos alunos. Houve o tão esperado momento de autógrafos e muita música, dança, abraços e brincadeiras. Ficou muito nítido que as crianças e adultos participantes do encontro ficaram muito felizes.
Apresentamos algumas imagens que contam a maravilhosa experiência do encontro com a escritora Marta Martins. A ela, nossos sinceros agradecimentos.
Parabenizamos todos os profissionais da EBM Batista Pereira, especialmente os que puderam participar do encontro: diretora Simone, orientadora Marli, Júlio, Áurea, Arlete, Mirela. Nossos parabéns mais do que especiais à Raquel e às professoras das turmas de 1º e 2º ano. Foi com o compromisso destas profissionais que a leitura tem sido valorizada na Unidade e certamente será um diferencial na vida das crianças.


  Veja todas as imagens do encontro:

Escritora Maria de Lourdes Krieger é recebida na EBM Osmar Cunha


A escritora e professora Maria de Lourdes Krieger visitou a EBM Osmar Cunha nos dias 21 e 26 de outubro. Os alunos contemplados com essa honrosa visita pertencem ao 5º ano das professoras Regiane e Lidiany.
A abertura do encontro foi feita pela bibliotecária Lidyani que articula o projeto da Secretaria Municipal de Educação: Clube da Leitura: a gente catarinense em foco naquela Escola. 





A entrada dos alunos na biblioteca foi muito bonita: todos vieram acompanhados de "um amigo muito especial" confeccionado durante as aulas. A escritora parabenizou a iniciativa e lembrou principalmente aos meninos que cultivassem este amigo sem dar importância a possíveis brincadeiras de colegas das outras turmas que não vivenciaram a experiência de leitura do livro.

Uma das atrações durante a conversa com a escritora foi a leitura da redação "Minha amiga muito especial" feita pela aluna Cinthya da turma 51. No texto, a aluna expressa a necessidade que teve de criar um amigo muito especial.

 

A escritora falou um pouco do contexto político da época em que o livro Um amigo muito especial foi produzido. A atenção dos alunos foi nítida. As perguntas dos alunos mostram que eles tinham preocupações parecidas mesmo vivendo numa época com pouca repressão política. Queriam saber, por exemplo, se o pai do Lauro voltaria, caso a autora escrevesse uma continuação da história; por que a mãe e a avó do garoto não falavam a respeito do pai desaparecido; 

Os alunos homenagearam a escritora com lembranças confeccionadas por eles e depois pediram autógrafos.


A professora e escritora falou muitas outras coisas importantes ao longo da visita, como o papel da leitura na construção da identidade do sujeito, e ainda, a importância de um amigo na vida de todos nós. Agradecemos a autora de Um amigo muito especial por nos ter propiciado esta experiência inesquecível, agradável e muito significativa.
PARABÉNS à bibliotecária Lidyani, pela mediação e articulação desse encontro, às professoras e às crianças e adolescentes do 5º ano da EBM Osmar Cunha pela boa conversa.

Veja mais algumas imagens da visita: